Considerada por muitos como a maior jogadora de todos os tempos, a brasileira é a única atleta a vencer seis vezes o prêmio de melhor do mundo da Fifa. Atualmente, ela defende o Orlando Pride (EUA) e foi convocada recentemente para os amistosos da Seleção contra o Japão, nos dias 30 de maio e 2 de junho, em São Paulo. A IFFHS, por sua vez, não detalhou os critérios utilizados para elaborar o ranking, mas o resultado destaca a trajetória de Marta como ícone do futebol mundial.
Com a camisa da Seleção Brasileira, Marta, que já atuou pelo Santos, acumula feitos expressivos: três títulos da Copa América Feminina, duas medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos, três medalhas de prata em Olimpíadas e um vice-campeonato na Copa do Mundo de 2007.
Mia Hamm, lenda do futebol dos Estados Unidos, aparece na segunda colocação. Já a canadense Christine Sinclair, maior artilheira da história das seleções (masculinas e femininas), completa o pódio. A lista conta com forte presença norte-americana e traz também nomes como a chinesa Sun Wen, a japonesa Homare Sawa e a espanhola Aitana Bonmatí, atual bicampeã do prêmio The Best da Fifa e vencedora da Bola de Ouro em 2023 e 2024. Ela fecha o Top 10 após conquistar a Liga dos Campeões pelo Barcelona e ter sido destaque na seleção espanhola.
Entre as dez melhores jogadoras da história segundo a IFFHS, Marta é a única representante brasileira. Estados Unidos e Alemanha aparecem com duas atletas cada.
IFFHS ALL TIME TOP 10
more about this news visit: (https://t.co/n7iQp5MVzT) pic.twitter.com/9pmaMvvmUV
— IFFHS (@iffhs_media) May 19, 2025
Confira o top 10:
- Marta (Brasil)
- Mia Hamm (Estados Unidos)
- Christine Sinclair (Canadá)
- Kristine Lilly (Estados Unidos)
- Michelle Akers (Estados Unidos)
- Sun Wen (China)
- Homare Sawa (Japão)
- Heidi Mohr (Alemanha)
- Birgit Prinz (Alemanha)
- Aitana Bonmatí (Espanha)