Apostas Agenda
Imagem ilustrativa para a matéria
Foto: Divulgação/Orlando Pride

Marta é eleita pela IFFHS como a melhor jogadora de todos os tempos

Gazeta Esportiva

Por Redação

São Paulo, SP
A Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) publicou um ranking com as dez melhores jogadoras da história do futebol feminino. A brasileira Marta lidera a lista, seguida por Mia Hamm (EUA) e Christine Sinclair (Canadá).

Considerada por muitos como a maior jogadora de todos os tempos, a brasileira é a única atleta a vencer seis vezes o prêmio de melhor do mundo da Fifa. Atualmente, ela defende o Orlando Pride (EUA) e foi convocada recentemente para os amistosos da Seleção contra o Japão, nos dias 30 de maio e 2 de junho, em São Paulo. A IFFHS, por sua vez, não detalhou os critérios utilizados para elaborar o ranking, mas o resultado destaca a trajetória de Marta como ícone do futebol mundial.

Com a camisa da Seleção Brasileira, Marta, que já atuou pelo Santos, acumula feitos expressivos: três títulos da Copa América Feminina, duas medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos, três medalhas de prata em Olimpíadas e um vice-campeonato na Copa do Mundo de 2007.

Mia Hamm, lenda do futebol dos Estados Unidos, aparece na segunda colocação. Já a canadense Christine Sinclair, maior artilheira da história das seleções (masculinas e femininas), completa o pódio. A lista conta com forte presença norte-americana e traz também nomes como a chinesa Sun Wen, a japonesa Homare Sawa e a espanhola Aitana Bonmatí, atual bicampeã do prêmio The Best da Fifa e vencedora da Bola de Ouro em 2023 e 2024. Ela fecha o Top 10 após conquistar a Liga dos Campeões pelo Barcelona e ter sido destaque na seleção espanhola.

Entre as dez melhores jogadoras da história segundo a IFFHS, Marta é a única representante brasileira. Estados Unidos e Alemanha aparecem com duas atletas cada.

Confira o top 10:

  1. Marta (Brasil)

  2. Mia Hamm (Estados Unidos)

  3. Christine Sinclair (Canadá)

  4. Kristine Lilly (Estados Unidos)

  5. Michelle Akers (Estados Unidos)

  6. Sun Wen (China)

  7. Homare Sawa (Japão)

  8. Heidi Mohr (Alemanha)

  9. Birgit Prinz (Alemanha)

  10. Aitana Bonmatí (Espanha)

Conteúdo Patrocinado